quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Carta de solidariedade do ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues para João Capiberibe

Caríssimo Capi,

Recebi através do amigo Jorge Almeida a tua carta-desabafo mostrando que está caindo a máscara da gangue que tentou atingir a tua honra pessoal e de tua família e conseguindo cassar os mandatos de senador e deputada que tu e a Janete conquistaram como reconhecimento da revolução democrática que teu governo realizou no Amapá.
Li-a emocionado, porque sei o que significa tentar mudar por dentro dessa institucionalidade apodrecida, a forma de fazer política perpetrada pelas velhas oligarquias fantasiadas como novos heróis da pátria. Sei que o respeito que o povo tem por ti e por tua história é um trunfo que a mentira pode atacar mas não pode destruir tão facilmente quanto eles gostariam.
Infelizmente, a justiça do nosso querido país é perversamente injusta. A impunidade campeia como prêmio aos algozes do povo. Contudo, mesmo que lentamente, a verdade está emergindo e, com ela, as caras bandidas dessa gangue política que secularmente se sustenta no uso da ignorância e da miséria do povo, verdadeiros instrumentos de dominação que um governo popular e democrático, mesmo submetido a toda forma de perseguição e violência, contribui para mudar. Os investimentos na educação pública como bem social, a recuperação da auto-estima dos remanescentes de mocambos, dos povos indígenas e da população em geral sempre será violentamente combatida pelos vermes que vivem da miséria humana.
Infelizmente também, ainda veremos por muito tempo esses cicários sendo chamados de heróis e ocupando espaços de poder na máquina do Estado a fim de manter a sociedade atual e seus mecanismos modernos e “democráticos” de escravização do povo. Mesmo que venha lentamente, a certeza de que a verdade prevalecerá nos dá - e a ti, invejavelmente -, a paciência que só os verdadeiros socialistas têm. É a certeza de que o futuro da humanidade, ancorado na resistência secular e nas lutas do presente, será justo, igualitário e feliz que move a práxis dos que sabem que só se pode sonhar um novo amanhã quando embalados nos braços fortes do sonho popular de justiça e liberdade.
Por isso, quero te parabenizar pela luta e resistência e desejar novas e muitas vitórias.
Um forte e carinhoso abraço amazônico,
Edmilson Brito Rodrigues

Nenhum comentário: