quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PMDB pressiona para reaver pasta da Justiça

Jobim poderia substituir Tarso, em operação relacionada à troca de comando no Congresso

Maria Lima e Adriana Vasconcelos:

Com a polêmica sobre a Operação Satiagraha rondando a Polícia Federal e o Ministério da Justiça, setores do PMDB vislumbram a possibilidade de o partido voltar ao comando da pasta e pressionam o governo a demitir o ministro Tarso Genro. Dirigentes do PMDB dizem que a intenção não é ampliar seu espaço no governo, mas fazer uma troca, levando para o lugar de Genro o ministro da Defesa, Nelson Jobim - operação relacionada diretamente à eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado.

Disposto a fazer o senador Tião Viana (PT-AC) presidente do Senado, Lula estaria disposto a aceitar a troca se, em contrapartida, o PMDB desistir de lançar um candidato. Segundo peemedebistas, é real o interesse que o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) tem na troca de comando na Justiça, o que poderia tirar seu filho Fernando Sarney da mira da PF - ele é suspeito ter movimentado mais de R$ 2 milhões às vésperas da eleição de 2006, que teriam favorecido a campanha da irmã Roseana ao governo do Maranhão. Leia mais em O Globo

(Comentário meu: Certamente o senador José Sarney desmentirá a informação de que esteja interessado na saída de Tarso Genro do ministério da Justiça para enfraquecer a investigação da Polícia Federal em torno do seu filho Fernando. Mas mesmo que Tarso saia dali por outra razão, ficará para sempre a suspeita de que acabou derrubado por Sarney. E para poupar de constrangimentos um filho dele.- do Blog do Noblat)

Nenhum comentário: